| prof. rubens sautchuk jr.
19 nov, 2016

Colagem Smile Arc – Passo a Passo

A Colagem Smile Arc tem como principal vantagem a equalização da linha do sorriso com o lábio inferior, permitindo que a incisal dos anteriores tangencie e acompanhe o arco do lábio inferior durante o sorriso. Como a técnica autoligável passiva permite o desenvolvimento transversal da maxila mesmo em adultos, a forma do arco sempre irá proporcinal a melhor relação transversal do sorriso com o corredor bucal, somado a equalização proporcionada pela colagem, os resultados estéticos se tornam formidáveis.

Proposta pelo Dr. Thomas R. Pitts, o primeiro passo da colagem começa pela reanatomização dos caninos e pré-molares, quando necessária.

Em seguida se inicia pela marcação da linha do equador de cada dente a ser colado. A linha de equador é a maior distância M-D de um dente, que coincidiria com os pontos de contato no caso dos dentes perfeitamente alinhados. Esta passa a ser a linha de referência dentária para o posicionamento dos braquetes em todos os dentes. Já a referência no braquete para o correto posicionamento das alturas, NÃO É O SLOT como de costume. É a ponta das aletas oclusais (ou a linha formada pela junção delas), chamada pelo Dr. Pitts de asa da aleta.

Os braquetes dos incisivos superiores seguem as distâncias em destaque das linhas de referência. Já a posição dos braquetes nos incisivos inferiores (asa da aleta) coincide com a marcação dentária (linha do equador), nos casos com a relação de sobremordida normal.

Imagem 3
Imagem 3

Caninos e pré-molares superiores coincidem com marcação dentária.

Imagem 4
Imagem 4

Caninos inferiores coincidem com a marcação dentária. Os pré-molares inferiores ficam posicionados 0.5mm mais para cervical.

Imagem 5
Imagem 5

A referência correta no posicionamento dos tubos, é o corpo do tubo e não a base de colagem. Para os 1os molares superiores a referência do tubo coincide com a linha de referência dentária. Os 2os molares superiores ficam posicionados 1,5mm mais para oclusal da linha de referência dentária.

Imagem 6
Imagem 6

E finalmente, os molares inferiores são posicionados ambos 0,5mm mais para cervical da linha de referência.

Imagem 7
Imagem 7
Aspecto Final da Colagem Smile Arc
Voltar Voltar